Projetos da EMEI João Candido

Projetos 2011

Projeto 1º Período - Os Saltimbancos

Justificativa:
Considerando que a leitura é importante para o desenvolvimento da criança, a escola deve refletir sobre essa prática e nela introduzir a participação de todos da escola: equipe técnica, quadro apoio, pais, professores e comunidade. Torna-se indispensável uma ação que estimule o envolvimento de todos, sendo para isso necessário um trabalho contínuo, e sabe-se que o professor é peça fundamental para este fim e através de estudos, que um professor só poderá formar bons leitores  se  ele próprio for um loeitor. O aluno será um bom leitor se enxerga a leitura como prazer. Assim, a leitura poderá ser hábito saudável, capz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e


Projeto 2º Período - O Povo Brasileiro e sua etnia, herança de corpo, alma e costumes.


Justificativa: 
Darcy Ribeiro em sua obra “O Povo Brasileiro” afirma que somos uma nação sincrética que se comporta como uma só gente e que devemos conhecer e reconhecer as matrizes que deram origem a esse povo, para assim, inventarmos o Brasil que nós queremos.
A criança é um ser histórico, que atua na cultura, modifica a história e é modificada. Nós, enquanto escola, devemos dar voz às crianças, deixar de transmitir somente a costumeira cultura européia, que permeia a forma de alfabetizar, ensinar matemática, de praticar exercícios, de dançar. Não a subjugando, mas conscientizar-se que somos fruto de uma nação constituída por matrizes distintas e que todas tem valor cultural, artístico e social. Somente ao conhecer essas matrizes poderemos valorizar e respeitar esse povo que fazem parte do que somos.
A constituição de um povo se dá na construção de sua identidade. Conhecer e respeitar a história do próprio país, seus valores, costumes, ritos, sua diversidade cultural, contribui para compor a personalidade de sujeitos autônomos, criativos, expressivos e protagonistas de sua própria história. Ou seja, é preciso conhecer a cultura e as riquezas do Brasil, para assim valorizar o que temos e lutar pelo povo que Somos.
A proposta é realizar um trabalho de pesquisa, explorações e descobertas, onde professores e alunos de forma lúdica e curiosa terão contato com as especificidades da cultura indígena, africana e portuguesa, o que herdamos dessas culturas e o quanto que estão vivas nos dias atuais.
O que podemos resgatar de ensinamentos dessas matrizes de respeito ao meio ambiente, respeito ao próximo e respeito às tradições.
As crianças atuarão no presente, semeando seus aprendizados nas famílias e permitindo que cresçam e floresçam.

3º Período - A magia da obra de Monteiro Lobato
na cultura infantil



Justificativa:
A literatura infantil é de extrema importância para nossas crianças, pensando nisso decidimos apresentar a obra de Monteiro Lobato, devido a sua riqueza e diversidade, permitindo- nos uma grande viagem ao mundo encantado de sua obra, estimulando a imaginação infantil, ampliando o repertório cultural e literário de nossos alunos.